quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Viagem ao Peru

04/06/2010

Hoje acordamos muito cedo em Arequipa para nos deslocarmos ateh o Vale del Colca para conhecer o canyon mais profundo do mundo. O percurso foi cheio de surpresas com paisagens andinas de tirar o folego, comecando com tres grandes vulcoes que circundam Arequipa. Saindo da cidade comecamos um processo de subida na cordilheira  dos Andes que culminaria na quebra de mais um record nosso em termos de altitude. Tanto que quando estavamos ha mais de 3600m, o tour parou para que tomassemos cha de coca para resistirmos a subida. Assim fizemos. Pela primeira vez experimentamos o famoso cha de coca. Seguimos adiante e de vez em quando uma parada para apreciar vulcoes nevadas ateh entrarmos no reserva nacional criada para preservacao de alpacas, lhamas e vicunhas que estavam com risco de desaparecimento. Hoje, em franca recuperacao, pudemos ver varios rebanhos durante o percurso. De repente, uma parada jah que haviamos chegado ao ponto mais alto do percurso. Quase cinco mil metros. Saimos, com todo cuidado para nao exagerar em nada, porque sentiamos que efetivamente o oxigenio estava mais raro. Conseguimos, todavia, superar a altitude sem maiores problemas. Chegamos, depois de descer um pouco ah cidade de Chevay, perdida no vale do rio colca. Nos seguimos mais adiante para hospedarmos no Colca Lodge, uma hotel magnifico, isolado de tudo, numa encosta numa curva do Rio colca. Um soonho de lugar que voces podem ver pela internet ou nas fotos que tiramos e que hoje nao vamos poder postar porque, pelo isolamento do local, a internet estah um pouco lenta. Prometemos posta-las amanha, desde arequipa. Fizemos belas caminhadas no local, nos empolgamos um pouco e depois tivemos que dar uma parada estrategica para recuperar o folego jah que o Hotel estah a 3600m de altitude. Para remate, jantamos no restaurante do hotel, depois de uma sopa quente de pollo, desgustamos uma maravilhosa truta pescada no rio que circunda o hotel, tudo acompanhado de um bom chardonay e culminado com um deliciosa torta de limao. Amanha teremos que acordar as 5,30 para nos aprofundarmos no Canyon. Aventura que relataremos amanha com fotos, se der. Beijos a todos. Narcisio e Dirlei.

Escrito por narcisiorodrigues às 23h14
(1) Apenas 1 comentário] [envie esta mensagem []

A figura com o litoral de Lima ao fundo
Escrito por narcisiorodrigues às 00h40
(3) Vários Comentários] [envie esta mensagem []

depois de Lima estamos

Depois de Lima, estamos em Arequipa, depois de uma hora de voo apreciando os Andes. De Lima esqueci de mancionar o museu arqueolo'gico com pecas de ouro e outros artefatos, dos Incas e, mais interessantes, do pre Incas, que tornam a cultura inca infima perto da deles. Hoje conhecemos um pouco mais de Lima, especialmente seu litoral escarpado, com praias de pedra, shopings nas encostas, parapentes passando por nossa cabeca, um dia de sol belissimo. Entramos, depois, pelo Miraflores, com parques bem cuidados e floridos e pessoas mui simpaticas puxando  conversa conosco. Lima nos deixou otimas recordacoes. Em arequipa, a primeira impressao eh bem diferente. Casas baixas em funcao dos sismos, ruas estreitas e casas feitas de rochas branca. Depois de amanha daremos a impressao final. Amanha acordaremos cedo e iremos visitar o vale del colca, com o canyon mais profundo do mundo. Promete. Depois de amanha eh que conheceremos a fundo Arequipa. No hotel libertador, um otimo restaurante onde, ao som de boa musica, depois de um pisco sour, jantamos, eu uma parrilla de cordeiro e a Dirlei um lombo de alpaca, tudo regado a um cassilleiro del diablo. Vamos dormir, que amanha temos que acordar cedo. Se o lodge do vale del colca permitir, um novo post amanha. Abraco  e beijos a todos. Narcisio e Dirlei.

Escrito por narcisiorodrigues às 00h34
(2) Vários Comentários] [envie esta mensagem []

03/06/2010

Famosa Plaza de Armas, centro historico de Lima
Escrito por narcisiorodrigues às 01h07

Visao parcial do monumento arqueologico Huaca Pucllana, Centro de Lima
Escrito por narcisiorodrigues às 01h04
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Estamos de volta. Agora em Lima, no Peru. Ontem foi dia de viagem. Acordamos cedo, Floripa/Guarulhos, depois Guarulhos/Lima. Nunca tinhamos viajado pela Taca. Bela surpresa. Pessoal atencisoso, boa comida e depois um saboroso lanche. Valeu, j'a que muitas empresas famosas nao chegam nem perto do atendimento que recebemos desta peruana. Chegamos bem tarde da noite em Lima e s'o tivemos tempo para descansar. Hoje pela manha abrimos a janela com um bel'issimo visual do pac'ifico com uma ilha bem na frente da nossa janela deste 'otimo cinco estrelas Miraflores Park, aa beiramar. Recomendamos, mormente depois de um cafe da  manha dos deuses. Depois, como a viagem eh mais de descanso do que de aventura, como as anteriores, fizemos um city tour de cerca de duas horas conhecendo os principais bairros, como Miraflores, San Isidro ateh o centro hist'orico com a bel'issimo Plaza das Armas com sua catedral, palacio administrativo, casa do arcebispado com belos balcoes de madeira que jah vimos em outras cidades europeias. Visitamos o convento franciscano, com seus claustros e catacumbas muito interessantes. Como somos acostumados a fazer as viagens por nos mesmos, abandonamos o city tour e comecamos a caminhar por Lima, como gostamos de fazer. Que contrastes. Na regiao da Plaza de Armas uma cidade de um Pais normal de terceiro mundo. Comecamos a caminhar em direcao dos bairros mais chiques como o Miraflores, onde estah o nosso hotel. Passamos por ruas exclusamente de comercio, calcadoes, pela Praca San Martin, com predios num mesmo padrao e depois comecamos a entrar numa regiao de transicao tipo periferia braba, com muita pobreza, cheiro de xixi nas calcadas, gente tirando as calcas, inclusive mulheres, e fazendo as suas necessidades na frente de todos. Um horror. Num transicao r'apida entramos noutro mundo. Os bairros dos ricos como San Isidro e Miraflores. Um outra cidade, paracendo que tinhamos, em minutos, entrado num pais de primeiro mundo. Avenidas largas, arborizadas, belas calcadas no meio dela, lojas de grife, etc. Outro mundo. Em San isidro, 80% das embaixadas no Peru, pracas repletas de antigas oliveiras e belas casas dos mais variados estilos europeus abrigando as embaixadas. Dali partimos em busca do sitio arqueologico Huaca Pucllana, algo extraordinario localizado bem no centro da cidade. Um piramide de cerca de 1500  anos, bem no centro da cidade, rodeada de predios. Inacreditavel. Inacreditavel foi o fato de termos perguntado na rua, a uma senhora se jah estavamos perto desse monumento e, para nossa surpresa, ela disse que nos levaria ateh la. pensamos que seria a peh. Ledo engano. Ela disse que estava de carro e que nos levaria ateh lah. Aceitamos o convite e ela nos disse que era uma artista plastica, casada  com um americano, mora em Saint Louis, USA, mas com saudades de sua terra natal, estava passando um tempos em Lima, revendo um dos filhos que estava noivo de uma arquiteta portuguesa, que lah mora. Abriu o livro de sua vida para nos no pequeno trajeto, aumentado por ela para conversar conosco. Afinal, chegamos no referido monumento, cuja foto irmosi postar, feito de tijolos de barro feito a mao, sem qualquer molde. Cada tijolo tem um formato diferente, de acordo com o tamanho da mao do seu produtor. A piramide de rituais e as contrucoes ao seu redor, que antigamente tinham 180 mil metros quadrados, hoje restaram 6 mil, foram erigidas de tal forma que resistiram aos terremotos que ao longo dos anos assolaram esta regiao. Um monumento inacreditavel pela peculiaridade, riqueza e beleza, bem no centro da cidade. Estasiados,voltamos para o hotel para ver o fim de tarde no pac'ifico, degustando um pisco sour, a caipirinha deles, no lobby do hotel. Coroamos o dia num  dos melhores restaurantes de frutos do mar da cidade, eu com o rissoto negro, com lulas e a Dirlei com um Robalo com lagostin e legumes na parrilla, tudo acompanhado com um vinho branco do Peru e arrematado com uma maca crocante com sorvete de creme. Agora nos preparando para dormir, estamos duas horas de atraso em relacao ao Brasil, para amanha de manha conhecer mais um pouco mais de Lima e depois rumar para Arequipa. Ai jah eh outra historia. Saudades e beijos para todos. Narcisio e Dirlei.