quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Paisagem monumental que cerca Machu Pichu
Escrito por narcisiorodrigues às 19h08
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Já estamos em casa. Chegamos ontem, sábado,  por volta das 23horas, após termos saído de Cusco pela manhã até Lima, São Paulo e Floripa. Recomendamos a Taca, empresa aérea peruana, com ótimos espaço,  comida e atendimento. Pois bem. Vamos ao último dia da viagem, um dos mais especiais. Acordamos às 04 da manhã e às 05 horas já estávamos de saída para Machu Pichu. Como as enchentes de janeiro destruíram  boa parte da via férrea do trem que partia de Cusco, tivemos que fazer duas horas de van até o local de onde o trem podia partir. A manhã estava gelada, com os campos das altitudes todos brancos de geada. Chegamos ao local da estação do trem e, para nossa sorte, até ali já conhecíamos a paisagem, do dia que visitamos o Vale Sagrado. Os 28 km feitos por trem até Águas Calientes são de tirar o fôlego. Um Canyon altíssimo, com transição do deserto para a floresta amazônica, onde está Machu Pichu. Feita uma curva foi-se o deserto e inicia-se vegetação mais rala e, noutra curva, as altas montanhas todas arborizadas. Um espetáculo. Chegamos em Águas Calientes e lá pegamos um ônibus que, em zigue zague, no meio da densa floresta, nos levou até a entrada da famosa cidade Inka. Um guia nos esperava e, depois de uma subida íngreme por escadas, chegamos na pedra onde se tiram as clássicas fotos de cartão postal, conforme acima postado. Muita emoção. O local é incrível. Só a paisagem que cerca o monumento religioso Inka já valeria a viagem. Quem viu as montanhas suspensas do filme Avatar pode ter uma noção. Montanhas rochosas altíssimas brotam da floresta, todas cobertas de verde formando grandes canyons com um rio serpenteando ao fundo. O conjunto visual é magnífico. Dali iniciamos a visita guiada por todo o complexo. A Praça Sagrada, o Templo do Sol, o Templo das Três Janelas, a Cabana do Guardião,  Intihuatana a pedra que indicava a posição do Sol, durante os solstícios, a Rocha Sagrada, a Rocha do Cruzeiro do Sul, com os pontos cardeais com o norte magnético perfeito comprovado por bússola, o Templo do Condor, Fontes que brotam das rochas, os Terraços, todo do Casario, enfim, toda a complexidade da engenharia, do bom gosto  a religiosidade e a genialidade dos  Inkas. Quem viaja, não pode deixar de visitar o Peru, a história dos povos inkas e pré Incas e toda a herança de genialidade que nos deixaram. Há muito ainda por explorar do que já foi descoberto. Pena que está num País pobre de terceiro mundo que sequer fornece bons acessos e infraestrutura para os já há muito conhecidos. Vale muito a visita  porque tudo é monumentalmente lindo e interessante. Tanto o meio ambiente como os complexos sítios histórico/culturais. Uma viagem diferente de tudo o que fizemos até aqui e que nos deixou marcas profundas. A impressão que tivemos é que viajamos  para outro mundo, tamanhas as diferenças, os visuais chocantes, a genialidade daquele povo que nos deixou essa herança indescritível, a experiência em grandes altitudes, etc. Por isso estamos certos que as grandes somas que aplicamos nas nossas viagens, são muito insignificantes perto das emoções que vivemos e que levamos para o resto de nossas vidas. Obrigado àqueles que nos acompanharam através deste blog, especialmente àqueles que nos motivaram com suas mensagens. Grande beijo. Até a próxima.