quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Viagem ao Canadá

19/09/2009

Casas flutuantes, em Sicamous.

Escrito por narcisiorodrigues às 02h57
(1) Apenas 1 comentário] [envie esta mensagem []

Casas de inverno dos aborigenes canadenses
Escrito por narcisiorodrigues às 02h50
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Deserto no oeste canadense, inusitado.
Escrito por narcisiorodrigues às 02h44
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Motoqueiros no deserto canadense, uma homenagem aos amigos que gostam de viajar de moto.
Escrito por narcisiorodrigues às 02h40
(1) Apenas 1 comentário] [envie esta mensagem []

Hoje foi um dia de surpresas para nos. Saimos de Williams Lake por volta das 10 da manha rumo a Kamloops, flora e geografia normais com pinus verdes e relevo variado quando, repentinamente tudo transformou-se num deserto em pleno Canadah. Nao esperavamos isso, mormente por tudo o que haviamos visto antes. Vegetacao tipica e clima quente. Enfim, sem sabermos se aquilo era mesmo o Canadah, fomos em frente. Fomos a em busca de um museu acerca da heranca aborigene muito forte no Canadah. Valeu a pena. Primeiro por um video de 20 minutos, inclusive com depoimentos de pessoas mais velhas relatando tudo o que sofreram e perderam com a chegada dos europeus mas, humildemente, aceitando a nova realidade e o desejo de se integrar aa nova sociedade. Depois o museu com todo tipo de artefato, como armas, roupas, fogao, canoas, fotos etc. Mas a surpresa estava por vir. Terminado o roteiro, fomos direcionados para fora do predio e colocados no inicio de uma trilha que nos levaria a visitar um local onde realmente houve uma reserva dos aborigenes (eles nao gostam do termo indio), com as plantas frutiferas, medicinais,  outros alimentos, a casa de inverno e a de verao, tudo mostrando a realidade da vida deles antes de serem dominados, inclusive um pantano de onde tiravam muitos recursos e o rio onde pescavam, especialmente o salmao. Muito interessante e chocante. Dali fomos para Sicamous, onde o guia indicava a existencia de interessante cidade de casas flutuantes. Lah chegamos  e demos de cara com diversas casas ancoradas como barcos, flutuando no lago. Percebemos que algumas estava saindo. Fomos nos informar e ficamos sabendo que era possivel aluga-las por dia e navegar por diversos lagos interligados na regiao e que tem varias cidades nas suas margens. Uma maneira criativa de conhecer uma regiao inteira. Depois programamos o GPS para Nakusp, uma cidade de aguas termais aqui na Columbia Britanica. A viagem corria normalmente, por uma regiao de montanha e lindos lagos aa margem da rodovia quando, de repente, a estrada terminou num lago. Resultado, encostou um ferry boat e, cerca de meia hora depois estavamos na outra margem. Um passeio lindo, porem inesperado. Agora, depois de um bom salmao, estamos na espectativa de amanha jah que o hotel fica na margem de um lago com as margens floridas. Promete. Um beijo a todos. Ateh amanha.

Escrito por narcisiorodrigues às 02h22

18/09/2009

Rua principal de Barkerville, a preservada cidade do ouro.
Escrito por narcisiorodrigues às 02h33
(1) Apenas 1 comentário] [envie esta mensagem []

Cena cotidiana na cidade do ouro, diligencia e cowboys.
Escrito por narcisiorodrigues às 02h26
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Barkerville, a cidade do ouro no oeste canadense.
Escrito por narcisiorodrigues às 02h16
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Torres de rocha calcaria, no Pinnacle Parque de Quesnel.
Escrito por narcisiorodrigues às 02h09
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Ontem, ainda em Jasper, a temperatura chegou aos 28 graus. Hoje pela manha, em Prince George, depois de ter chovido no inicio da noite de ontem, a temperatura chegou ao 9 graus,numa pequena mostra do que pode ser o inverno canadense. Depois de uma forte neblina, o nosso bom companheiro, o ceu azul, retornou com toda forca e a temperatura aumentou um pouco, mas nao muito jah que nos encontramos numa regiao alta. Sem nenhum atrativo turistico em Prince George, (fomos lah mais pela regiao) empreendemos viagem rumo ao sul ateh a cidade de Quesnel, onde fomos visitar o Pinnacle Provincial Park, onde torres de rocha calcaria se sobressaem na floresta. O local nao oferece muita estrutura e estah mal sinalizado, o que dificultou encontrarmos, mas valeu a pena. Dali, olhamos no guia e resolvemos nos direcionar para a cidade de Barkerville e lah dormir. Pegamos uma estrada rumo ao leste, de cerca de oitenta kilometros, bem acidentada, com descidas que lembravam a serra Dona Francisca e, para nossa surpresa a estrada terminou na entrada da cidade. Soh que nao era uma cidade qualquer. Era uma cidade original, com algumas reconstituicoes, de uma cidade do velho oeste canadense, criada na corrida do ouro. Uma coisa espetacular. Com carruagens, todos vestidos como na epoca da exploracao do ouro, teatro explicando com humor como era a expliracao, hoteis com atendente perguntando se haviamos feito a reserva, a colonia chinesa com todas as suas peculiaridades. Enfim, um ponto alto da nossa viagem. Inesquecivel. Depois, viemos dormir em Williams Lake, onde estamos agora. Beijos. Ateh mais.

Escrito por narcisiorodrigues às 01h55

17/09/2009

Estrada Jasper/Prince George
Escrito por narcisiorodrigues às 01h26
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Jasper, pequena e charmosa.

Escrito por narcisiorodrigues às 01h21
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Maligne Lake, o maior da regiao de Jasper e um dos mais belos.
Escrito por narcisiorodrigues às 01h08
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Medicine Lake, constantemente drenado por um rio subterraneo.
Escrito por narcisiorodrigues às 01h03
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Maligne Canyon, em Jasper, surpreendente.
Escrito por narcisiorodrigues às 00h53

16/09/2009

Hoje entramos num novo fuso horario pois entramos no Estado de Columbia Britanica.  Agora sao menos 04 horas em relacao ao Brasil.Estamos na cidade de Prince George, ao norte das rochosas, que deixamos hoje. Um lugar diferente, sobre o qual falaremos amanha. Hoje, ainda na regiao de Jasper, conhecemos tres ambientes naturais ineditos na nossa viagem. Primeiro, achavamos que jah tinhamos conhecido quase tudo acerca de canyons. Porem, ao visitarmos o Maligne Canyon, revimos nossa posicao. Algo que nao da para explicar com palavras muito menos com as fotos. Soh vendo para se ter a magnitude da obra da natureza, promovida pela agua. No trajeto,  cinco pontes passam sobre ele, para que se tenha uma melhor visao do seu trajeto e profundidade. Para terem uma ideia, uma das pontes, de cerca de 10 metros, estah 51 metros acima do fundo do precipicio. Em derterminados trechos ele se aprofunda ainda mais, formando lindas e violentas cachoeiras, algumas com arco-iris. Quem visitar a regiao nao pode perder o espetaculo. Uma longa caminhada que vale cada passo. Depois visitamos o Medicine Lake, um lago de fundo arenoso, com pouca agua, que eh toda sugada pelo maior rio subterraneo da America do Norte. Ele soh consegue superar a sua perda de agua, na epoca do desgelo. Um fenomeno interessante. Dali pegamos a estrada  para visitar o Lago Maligne. Eis que de repente os veiculos param repentinamente. Ao longe vimos uma manada de cabritos montes, em fila indiana, cruzando a rodovia. Quando o lider chegou no acostamento do outro lado, parou. Resultado. A fila obstruiu inteiramente a rodovia dos dois lados. Hilario e inusitado. Desobstruida a estrada, por uma impaciente camioneta, fomos visitar referido lago, que tem 14 kms de extensao, entre as rochosas, num visual fantastico. Apos, mais uma visita a Jasper, empreendemos viagem para a cidade onde nos encontramos. Estrada que alternava lindos vales com retas enormes, com regiao montanhosa. As rochosas foram desaparecendo e ficando cobertas com pinheiros. Muito bonita. Chegamos bem, e agora vamos jantar. Beijos a todos. Ateh mais.

Escrito por narcisiorodrigues às 23h11

Athabasca Falls, proximo de Jasper
Escrito por narcisiorodrigues às 12h48
(1) Apenas 1 comentário] [envie esta mensagem []

Canyonn Sunwapta, em formacao.

Escrito por narcisiorodrigues às 12h42
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Columbia Icefield, a maior geleira da regiao.
Escrito por narcisiorodrigues às 02h58
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Lago Peyto, no comeco da Icefield Parkway, entre Banff e Jasper.
Escrito por narcisiorodrigues às 02h51
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Hoje foi dia de transicao Banff/Jasper. Saimos cedo esperando ver uma estrada bonita e nada mais. A estrada eh realmente linda, incomparavel, muito mais que a de Calgary/ Banff. Ela, por si soh vale uma viagem. Montanhas rochosas dos mais variados formatos, glaciares, lagos, canyons, cachoeiras. O melhor, todavia, estava por vir. Primeiro, paramos numa indicacao de Canyon. Paramos, seguimos uma trilha e, para nossa surpresa, era um canyon em fase de nascimento. Coisa magnifica que nunca tinhamos visto antes. Depois, uma trilha chamava para a visita do Lago Peyton. Na verdade era uma trilha de quase dois kms encosta acima. Quando chegamos no alto olhamos para baixo e um glacial terminava num lago azul turqueza bem acentuado. Uma verdadeira joia conforme verao das fotos. Mais adiante, o maior glacial da regiao, o Columbia Icefield, poderoso, mas em face de extincao, os que mostram as placas demarcando onde ele se encontrava, de dez em dez anos. Assustador o que estamos fazendo com o nosso planeta. E Havia ais, a Athabasca Falls, um queda d'agua proveniente de uma rio largo e caudaloso que, de repente, desaba num estreito de rochas profundamente desgastadas pela agua, um espetaculo do poder de transformacao da natureza. No local, antigos leitos do rio escavados na rocha, dao conta da passagem do tempo e da beleza que eh a forca de transformacao da natureza, lenta, mas permanente. Entre esses pontos de destaque, outros lagos e quedas, tornaram o dia inesquecivel. Ao final da tarde, exaustos mas felizes, chegamos em Jasper,  uma perola de cidade perdida entre as rochosas. Amanha continuaremos explorando a regiao. Nao se esquecam de abaixo ver as fotos que nao puderam ser blogadas ontem porque o sinal da internet estava muito fraco. Beijo a todos. Dirlei e Narcisio.
Escrito por narcisiorodrigues às 02h42
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Minnewanka, o maior lago de Banff.
Escrito por narcisiorodrigues às 02h13
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Trilha, na encosta do Johnston Canyon, em Banff.
Escrito por narcisiorodrigues às 01h01

Cascata, no complexo do Springs Hotel, no centro de Banff
Escrito por narcisiorodrigues às 00h52
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Um dos muitos visuais fantasticos do alto da montanha Sulphur, em Banff
Escrito por narcisiorodrigues às 00h43

15/09/2009

Ficamos mais um dia em Banff para reserva-lo para aventuras. E assim foi feito. Pela manha, uma parte de teleferico e outra a peh, subimos o monte mais alto da regiao, cerca de 2500 metros, e conhecemos tudo de cima. Estonteante. O melhor, todavia, estava reservado para tarde. Uma longa caminhada para conhecer o Johnston Canyon. Profundo e estreito que em alguns lugares as paredes quase se encontavam. Uma trilha aberta  e pendurada na escosta de um dos lados, ao fundo um rio com variacoes de azul e, e de quando em vez uma cascata, uma diferente e mais linda que a outra. Fizemos sem sentir cerca de 6km. Imperdivel. Na volta demos uma escapada por uma pequena estrada estreita e, surpresa, uma linda cascata  e varios campos de golfe aa beira do caminho. Depois fomos conhecer do maior lago da regiao, o Minnewanka, tendo que desviar no caminho de bandos de cabritos montez que desceram as escarpas para beber agua e comer minerais aa beira da estrada. Outra paisagem impressionante. Por fim,  o lago johnston, tambem com beleza impar. Fechamos a noite com chopp canadense, muito bom, uma boa carne e uma caminhada pela principal e charmosa rua de Banff. Amanha rumaremos para Jasper que dizem, mais uma joia das rochosas. Daremos Noticias. Beijos a todos. Dirlei e Narcisio.

Escrito por narcisiorodrigues às 00h37

14/09/2009

Lago Moraine, nao tao famoso, mas de beleza peculiar.
Escrito por narcisiorodrigues às 01h52
(1) Apenas 1 comentário] [envie esta mensagem []

Estrada Calgary/Banff, ah se todas fossem assim.
Escrito por narcisiorodrigues às 01h42
(1) Apenas 1 comentário] [envie esta mensagem []

Calgary, uma cidade moderna,de muito bom gosto e divertida.
Escrito por narcisiorodrigues às 01h33
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Lago Louise, o mais famoso da regiao, com beleza incomparavel.
Escrito por narcisiorodrigues às 01h25
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Hoje foi um dos dias mais maravilhosos da nossa viagem. Calgary, um cidade moderna porem muito agradavel e bela. Um calcadao com predios preservados,  e os modernos, de muito bom gosto, dando leveza aa cidade. Surpreende o numero de passarelas suspensas ligando a maioria dos predios da cidade, um apos outro permitindo, que no inverno as pessoas circulem entre os predios sem ir aa rua. O bairro chines, com centro cultural, dancas tipicas, muito especial. De la rumamos para o que dizem ser a rodovia mais bela do mundo. Nao sem razao. Na medida que nos aproximamos das montanhas rochosas as paisagens eram de tirar o folego. Com o companheiro de toda viagem, o ceu completamente azul ao fundo, cada foto era um cartao postal. Nesse passo chegamos a Banff. Uma delicia de cidade, tipo Baden Baden, Villa Angostura, San Martin de los Andes, Gramado, Campos do Jordao. Aqui ficaremos dois dias. Hoje conhecemos o Lago Louise, o mais famoso da regiao. Soh vendo para para se ter a verdadeira dimensao da beleza. Lago verde, ceu azul, rochosas nevadas ao fundo, coniferas. Imperdivel. Depois fomos ao Lago Moraine. Outro visual fantastico. Terminamos do dia com um boa massa regada aos vinhos canadenses, para prestigiar a terra. Tentaremos enviar fotos, mas como o sinal da internet estah fraco nao sabemos se vai dar. Se nao der, enviaremos no proximo post. Um beijao a todos. Ateh mais. Narcisio e Dirlei.

Escrito por narcisiorodrigues às 01h14

O parlamento da linda Regina
Escrito por narcisiorodrigues às 03h11
(0) Comente] [envie esta mensagem []

As pradarias do centro oeste Canadense, com suas retas a perder de vista
Escrito por narcisiorodrigues às 03h08
(0) Comente] [envie esta mensagem []

Dia 09 em Thunder Bay, uma hora de atraso em relacao ao Brasil. Dia 10, Winnipeg, duas horas, dia 11, Regina, tres horas em relacao ao Brasil. Tudo Ok. Estamos nos adaptando muito bem. Hoje em Calgary, depois de um camarao e um chopp na esquina do mundo, nos divertimos um montao. Limosines e onibus adaptado cheios de jovens festando e zoando com todos pelos quais passavam. Carroes desfilando. toda Calgary na rua. Voltando ao que interessa, Winnipeg eh uma cidade moderna, culturalmente interessante, mas nada turisticamente que mereca destaque. Rumo a Regina, soh pradaria, com estrada e agricultura num planalto a perder de vista no horizonte, tudo beijando o ceu. Regina, linda, cercada por um lago artificial, parques no centro da cidade bem cuidados e ruas com arvores fazendo um arco sobre a rua. Terminamos o dia com um excelente steak acabado com um cognac Louis alguma coisa. fantastico. Hoje, pela manha fomos, via pradaria e estradas de retas interminaveis, ao Grasslands Nacional Park, lar dos bisoes, caes da pradaria, cascaveis, aguias e outros bichos, alem do relevo interessantissimo, na divisa com Montana-USA. Cenas do velho oeste pois ali se escondiam Buch and Cassidy. Relembramos El Calafate, onde eles tambem estiveram. Depois, rumamos para Calgary. O Planalto, com suas retas ateh o horizonte, relevo ondulado, manadas de bisoes, pequenos alces e muito gado, comecou a se desfazer perto de Calgary, quando descemos muito e demos de frente com as Rochosas ao fundo, que exploraremos a partir de amanha. Promete. Ateh mais. Mandem suas impressoes. Dirlei e Narcisio.